Blog

Websummit – O Maior Evento de Tecnologia e Inovação da Europa em Lisboa

23 de janeiro de 2018 - -

O Websummit é a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, e acontece esse ano na cidade de Lisboa, em Portugal, dos dias 5 a 8 de novembro.

O evento, que existe desde 2010, é original da Irlanda. Aconteceu em Lisboa pela primeira vez em 2016 e, hoje, em sua 3ª edição, promete mais de 60.000 participantes de 170 países diferentes, e mais de 1.200 palestrantes.

A Websummit

A Websummit nasceu como uma pequena conferência em Dublin para pouco mais de 400 participantes. Com o tempo, a organização do evento se tornou uma empresa, liderada pelo CEO Paddy Cosgrave, ao passo que adicionava mais conferências ao seu portfolio.

Em 6 anos, o Websummit foi dos primeiros 400 participantes, para 60.000 (de mais de 170 países). Nenhuma conferência de tecnologia cresceu tão rápido. Hoje, é lugar de encontro das empresas de tecnologia mais disruptivas e àqueles interessados em como tal disrupção impacta suas vidas e negócios, se configurando como o maior e mais importante marketplace tech europeu.

Os outros eventos

Ao todo, cinco são os eventos no portfolio da Websummit: o Websummit (em Lisboa), o Rise (em Hong Kong), o Collision (em Nova Orleans, EUA) e o Money, de assunto mais recente e com foco em tecnologia para o mercado financeiro e criptomoedas (em Dublin), e o seu mais novo evento, o Surge (em Bengaluru, na Índia).

Porque o Websummit saiu de Dublin, e foi para Lisboa

Em setembro de 2015, o co-fundador e CEO da Web Summit Paddy Cosgrave anunciava que o evento aconteceria em Lisboa durante 3 edições consecutivas, de 2016 a 2018. Congrave diz que esta decisão foi tomada porque “Lisboa é uma cidade cosmopolita e tem melhores condições de infraestrutura e um maior número de hotéis”.

Paddy explicava também que, por experiência, se o evento quisesse crescer e entregar a experiência que os participantes esperavam e pagavam bem para ter, precisavam se mudar. Eles precisavam de um novo lar para crescer. Na época, não era segredo que buscavam por locais férteis na Europa. Escolheram Lisboa pela forte infraestrutura da cidade, o espaço incrível disponível e, além de tudo, a promissora comunidade de startups e ecossistema de inovação.

Em 2015, Lisboa se tornou a primeira cidade a receber o prêmio de região mais empreendedora da Europa. Investidores de toda europa passaram a olhar com outros olhos para a cidade, pelos baixos custos de instalação e talentos em tecnologia acessíveis. Mike Butcher, da TechCrunch, um dos maiores blogs de tecnologia, afirmava que “Lisboa estava emergindo como um novo ecossistema de tecnologia genuíno na Europa, com níveis de acessibilidade berlinenses mas clima sul-europeu.”

Conheça nossa experiência imersiva em Portugal, a ILT 18 | PT!

Innovation Learning Trip 2018 Portugal

Alguns dados do Websummit

O Websummit, em 2017, juntou:

  • Quase 60.000 participantes;
  • De 170 nacionalidades diferentes;
  • Sendo que 12.000 bilhetes foram vendidos a jovens de 16 – 23 anos;
  • E 68% dos bilhetes foi vendido para executivos e empresários de nível sênior;
  • Juntou mais de 1.300 investidores de capital de risco;
  • Trouxe cerca de 1.200 oradores;
  • Organizou o evento ao redor de 25 conferências;
  • Recrutou 160 colaboradores para trabalhar no evento;
  • Atraíram 2.500 jornalistas a cobrir o evento;
  • Juntou 2.250 empresas para expor na feira de negócios; e
  • Arrecadou cerca de 300 milhões de Euros em impacto aproximado na economia do país

Na programação, nomes como Elon Musk, Stephen Hawking e Bono Vox, além dos Founders e/ou CEOs de Uber (Travis Kalanick), Twitter (Jack Dorsey), Netflix (Reed Hastings), Instagram (Mike Krieger), Dell (Michael Dell), Intel (Brian Krzanich), Pixar & Disney (Ed Catmull) General Electric (Linda Boff), Oracle (Mark Hurd) e Alibaba (Joe Tsai), além de outros famosos. A lista é grande e você pode conferí-la aqui.

300 milhões de Euros em impacto em Lisboa

Muito impactante, o Websummit chegou a arrecadar mais de 300 milhões de Euros para a economia portuguesa durante os 4 dias de evento. Entre hotelaria, turismo e alimentação, o impacto do mega evento foi incontável.

Acima de tudo isso está o olhar que Portugal tem recebido para investimentos, imigrações e instalações de grandes companhias e startups. O cenário de inovação e empreendedorismo tem mudado drasticamente na cidade de Lisboa e arredores, alavancando o patamar do país para níveis pouco imaginados, levando em conta a situação em que o país se encontrava nos anos anteriores.

Como um dos maiores benefícios, a Secretaria da Indústria de Portugal afirma que observou “importantíssimos contatos neste enorme espaço de convergência entre empresas, investidores, startups e fornecedores de capital de risco” e que o evento “ajuda a evidenciar uma imagem de um Portugal moderno, numa altura em que o país está no empreendedorismo, da inovação e atração de investimento tecnológico.”

Promessa para 2018

Em 2018, o Websummit promete ainda mais. Além de ser o último ano, por contrato, que tem Lisboa como lar, (sujeito a renovações), começou cedo o período de vendas e, pouco a pouco, tem confirmado palestrantes. Você pode inscrever-se para uma vaga, aplicar sua startup para participar da competição e pitches ou ser voluntário.

ILT 18 | PT

O Websummit faz parte, esse ano, do nosso programa da Innovation Learning Trip 2018 | Portugal!

A jornada que, por 4 edições, levou grupos exclusivos by invitation a mergulharem no mundo de inovação no Vale do Silício, esse ano toma também o destino de Lisboa. O programa inclui participação do Websummit, workshops e visitas guiadas.

Innovation Learning Trip 2018 Portugal

0 Comentários
Faça um comentário

Deixe uma resposta