Blog

Clear Innovation Mentoring – Mentoring para Inovação

11 de dezembro de 2017 - -

O Clear Innovation Mentoring foca-se em empresas estabelecidas, que desejam inovar e ao mesmo tempo aprender e aplicar as novas metodologias, tendências e conceitos de inovação.

O principal objetivo do programa é causar uma verdadeira mudança nos modelos mentais das empresas, ao mesmo tempo em que aprofunda-se nos desafios e oportunidades de inovação de seus clientes. O programa foi definido com um formato de Encontros Coletivos, Encontros Individuais, Visitas com Mentoring e Clear Innovation Day.

O que é?

O Clear Innovation Mentoring (CIM) é o programa de Mentoring de Inovação da Clear, que existe para guiar sócios, presidentes e executivos de empresas estabelecidas em uma jornada de inovação baseada em seus desafios de negócio.

O programa, que teve em 2017 sua primeira edição, contou com 17 empresas de Santa Catarina e 19 participantes. O formato do programa se deu por meio de encontros coletivos com os temas mais quentes da atualidade da inovação. Além de encontros coletivos, o Clear Innovation Mentoring contou com encontros individuais para guiar os mentorados com alternativas de solução para problemas específicos na realidade de cada empresa participante.

O principal objetivo do Clear Innovation Mentoring é fornecer aos participantes uma verdadeira mexida de modelo mental, o que consideramos ser essencial para qualquer organização inovar. Além de adquirir os conhecimentos essenciais para inovar em suas empresas, o Mentoring fornece um networking qualificado através de um grupo selecionado. Nossa experiência demonstra que o aprendizado e experimentação são mais intensos e apresentam melhores resultados quando realizados em grupo.

Mentorias Coletivas

Como conduzir mudanças em organizações tradicionais? Como ter a ambidestria necessária para empreender inovações e, ao mesmo tempo, administrar as operações atuais de um negócio já estabelecido? Como acompanhar os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados? – Essas são algumas das perguntas que tentamos responder no processo de mentoria.

Clear-Innovation-Mentoring-01

Os 7 encontros coletivos foram realizados durante abril a dezembro de 2017, com um grupo máximo de vinte pessoas. A exposição de conteúdo sobre o tema foi em formato dinâmico e interativo, com desafios, cases e convidados. Todos os encontros aconteceram com a mediação de nossa Diretora, Fernanda Bornhausen Sá, e mais nove convidados especialistas parceiros da Clear, entre eles:

Além disso, foram criados materiais complementares para o grupo e disponibilizadas previamente em ambiente online exclusivo. Os temas propostos e validados pelos clientes ao longo do Clear Innovation Mentoring foram: Inovação em Modelos de Negócio; Novas Metodologias de Inovação; Data Driven Business; EXOs e Tecnologias Exponenciais – Inteligência Artificial mudando os negócios; Inovação através de Plataformas; Vendas Preditiva; Inovação no Marketing – Marketing Preditivo; Gestão e Liderança Ambidestra; Open Innovation & Corporate Venturing. Além dos temas adicionais definidos como: Benchmark or Die; Modalidades de Inovação; Startups disruptivas surgindo em todos os ramos; O Ecossistema do Vale do Silício a e Investimento Anjo em Startups.

Mentorias Individuais

Não acreditamos que exista fórmula pronta para inovar, porém buscamos entender a fundo a realidade de cada empresa participante para identificar o estágio desta em um Roadmap de Inovação e sugerir alternativas de solução em inovação pautadas em suas exigências.

O CIM acompanha um Roadmap de Inovação próprio e a metodologia parte desde a mexida de modelo mental para inovar, passando por um diagnóstico interno e externo da empresa, até a construção conjunta e validação de hipóteses, chegando, no fim, a um processo acompanhado de decisão estratégica de inovação.

Os encontros individuais visam conectar as metodologias do Roadmap, com os demais conhecimentos adquiridos nos encontros coletivos para auxiliar na solução de desafios e problemas definidos pelos clientes com o objetivo de nortear decisões estratégicas da empresa.

Visitas com Mentoring

Nas Visitas com Mentoring, foram definidas duas visitas a empresas Data Driven e Design Driven, fornecendo uma experiência de troca relevante do empresário com seu time e entre o grupo.

Clear-Innovation-Mentoring-03

As empresas escolhidas para as visitas foram IBM e Magazine Luiza, nas suas sedes em São Paulo. Na IBM conversamos sobre a história da IBM, como a gigante consegue se manter competitiva e sempre inovadora, demos uma espiada na garagem 11.57 e falamos sobre as apostas da IBM para o futuro dos negócios e da própria companhia (computação cognitiva, inteligência artificial, etc.). O grupo teve a oportunidade de conversar com Marcelo Spaziani, Vice Presidente Software – IBM America Latina.

 

Clear-Innovation-Mentoring-02

Já na segunda visita, conhecemos o Luizalabs o laboratório de inovação do Magazine Luiza. Falamos da jornada de inovação e transformação digital da rede e como a empresa se tornou um dos maiores cases de inovação no varejo no Brasil e no mundo.

Clear Innovation Day

Como encerramento do programa, a Clear Inovação realizou semana passada o Clear Innovation Day, evento exclusivo para participantes do Clear Innovation Mentoring, com palestras, dinâmicas e cases de projetos de inovação dos próprios participantes. Muito do que foi discutido e apresentado foi a mudança de modelo mental dentro das organizações durante o processo do Clear Innovation Mentoring.

Clear-Innovation-Mentoring-04

“Eu atribuo o nosso maior ganho dentro da empresa ‘as pessoas, hoje, estarem abertas a mudanças.” –  Camila Benincá  (Diretora Grupo Khronos).

0 Comentários
Faça um comentário

Deixe uma resposta