Blog

ILT17 – Retrospectiva e Melhores Momentos da Innovation Learning Trip 2017

17 de novembro de 2017 - Inovação -

A Innovation Learning Trip 2017 foi um sucesso. Momentos de inspiração, de inquietação, ansiedade por tudo de novo que está surgindo e como grandes referências usam tecnologias exponenciais para resolver problemas globais. Não só grandes ideias surgiram durante a viagem mas também caminhos e ferramentas para aplicá-las em nossa gestão e realidade dos nossos clientes.

O que é a Innovation Learning Trip?

A ILT é uma jornada de imersão às metodologias de inovação, novas tecnologias e conexões entre grandes mestres, empresas e ecossistemas do Vale do Silício. A ILT é formatada em uma semana de jornada, com um grupo de 20 clientes e convidados, organizado pela Clear Inovação. São 4 dias no evento Dreamforce e mais 3 dias de workshops exclusivos e visitas guiadas pelas cidades de São Francisco, Santa Clara e Palo Alto, na Califórnia – Estados Unidos.

Veja os highlights completos nesse infográfico!

Dreamforce 2017

Neste ano, o grupo participou do Dreamforce 2017, conferência anual realizada pela Salesforce, empresa referência de marketing e vendas preditivos. O evento contou com 4 dias de programa, com 2700 sessões, mais de 170 mil pessoas registradas e aproximadamente 1 milhão de pessoas assistindo online. O evento cobre categorias como Data Driven Businnes, Tecnologia, Negócios, Marketing, Networking, Inovação e Business Technology – é totalmente multidisciplinar e para várias áreas e setores de negócio diferentes, sempre com foco em tecnologia e inovação.

Com o tema “Blaze your Trail”, o evento trabalha com um storytelling nomeando todos os participantes de “Trailblazers”, ou seja pioneiros, aventureiros e desbravadores. O evento contou com nomes como Michelle Obama (Ex-primeira dama dos Estados Unidos),Ashton Kutcher (Ator e empreendedor), Ginny Romety (CEO IBM), Kasper Rorsted (CEO Adidas), Sallie Krawcheck (CEO e Co-founder da Ellevest) e Janet Foutty, (CEO Deloitte). As discussões no evento foram diversas, mas pautaram-se em temas como aplicações de tecnologias exponenciais em diversas realidades, inteligência artificial, igualdade de gênero, inovação social, futuro do trabalho e muito mais!

Mas nem só de palestras vive o Dreamforce, o evento possui uma estrutura de refeições e bebidas all inclusive com direito a happy hour todos os dias de evento, além do incrível Dreamfest, com shows da Alicia Keys e Lenny Kravitz na arena AT&T Park – em São Francisco.

Workshops e Visitas Guiadas

Logo após o evento, o grupo partiu para Palo Alto para realizar visitas guiadas à Singularity University, Hypercubes, Dropbox, NVIDIA, dSchool, Stanford e workshops exclusivos sobre Design Thinking e Mindset.

Como ponto alto tivemos uma manhã de 4 horas com o grande mestre Curtis Carlson, que liderou como o CEO do SRI (Stanford Research Institute) projetos como Siri (Apple) e HDTV, onde pudemos aprender na prática sobre a criação de Proposta de Valores consistentes através da Metodologia NABC para inovar constantemente em empresas estabelecidas.

A Jornada

Se deseja acompanhar as experiências dos últimos dias, clique nos links abaixo e confira nossas publicações sobre os highlights de cada dia do evento na cobertura exclusiva em parceria com o portal Acontecendo Aqui.

Veja os highlights completos nesse infográfico!

Somos Todos Trailblazers

O primeiro dia de evento foi marcado por grandes nomes como o ator e empreendedor Ashton Kutcher, Marc Benioff, o CEO da Salesforce, Kasper Rorsted – CEO da Adidas – e a Presidente Global das operações digitais da Ralph Lauren.

O keynote principal do primeiro dia veio com o tema “Somos todos Trailblazers”, trazendo uma abordagem do Customer Success na 4a Revolução Industrial. Foram apresentados cases de clientes da Salesforce como a Adidas, T-Mobile e 21st Century Fox que estão trabalhando com o foco no “cliente” como centro de tudo, explorando o mundo do Data Driven Business e Marketing e Vendas Preditivos.

Alicia Keys, Lenny Kravitz, Michelle Obama, Inteligência Artificial

No segundo dia, as atenções estavam ao redor do uso da Inteligência Artificial e a evolução nas interações entre os seres humanos. Porém, o auge do dia (e do evento como um todo) foi o painel bate-papo com Michelle Obama. A ex-primeira dama dos Estados Unidos defendeu a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, além de discutir sobre a educação básica mundial e a forma que preparamos as nossas crianças para o futuro. Foram insights poderosos sobre como atingir melhor inclusão e protagonismo.

Inspiração e Inovação marcaram o terceiro dia de Dreamforce 2017

Momentos como o Equality Summit com lideranças da Uber, Deloitte e Ellevest. Além da keynote com Ginni Rometty e Marc Benioff – CEOs Global da IBM e da Salesforce – e as inspiradoras Dreamtalks nos fizeram refletir bastante coisa sobre liderança autêntica, futuro de trabalho e uso da inteligência artificial.

A keynote com a Ginni da IBM, e o Marc, da Salesforce, foi de tirar o chapéu. São, realmente, duas grandes companhias de trabalhos magníficos que fazem a diferença por onde passam. A IBM sempre foi uma parceira de case que gostamos de comentar com nossos clientes, com mais de 380.000 pessoas no mundo inteiro (20.000 delas apenas aqui no Brasil), e que prova a importância de transparência e valores sólidos em uma organização que se preocupa com o futuro.

Último Dia do Gigante Evento da Salesforce em San Francisco – Adam Grant e irmãs Bush

Os últimos momentos do Dreamforce 2017 foram marcados por keynotes de maior abordagem pessoal. Do bate papo com as ex-primeiras-filhas da família Bush a discussões sobre o poder da compaixão, o dia 4 marcou com histórias e reflexões que prometiam marcar o público.

O momento que mais se destacou final do Dreamforce foi marcado por Compaixão em Ação, keynote de Adam Grant, autor de best sellers do New York Times, trazendo a resiliência, empoderamento pessoal e ativismo nos dias atuais. O grande trabalho de Adam Grant está ligado à revelação do poder de ser um doador, em um mundo onde, basicamente, existem três tipos personalidades quanto às relações profissionais, sendo tomador e compensador as outras duas. O doador é definido por Grant como aquele tipo raro de indivíduo que ajuda sem esperar nada em troca, tipo esse que tende a ser o mais bem sucedido dentre os outros, mas que também tem o potencial de ser os menos bem sucedidos (quando em ambientes que não favorecem o tipo de compaixão ideal).

“Get Exponential” – grupo da Innovation Learning Trip visita a incrível Singularity University

O grupo da Innovation Learning Trip deixou o Dreamforce 2017 e iniciou uma programação intensiva de visitas guiadas e workshops exclusivos durante três dias em Palo Alto e Santa Clara, no Vale do Silício. A primeira parada foi na Singularity University e quem recepcionou os brasileiros foi Fábio Teixeira, engenheiro, apaixonado pelo espaço, ex-aluno da SU e da Universidade Espacial Internacional, além de fundador da Hypercubes.

A Singularity University é uma organização, criada pela NASA e pelo Google, grande difusora das tecnologias exponenciais, que estão mudando totalmente os modelos de negócios atuais. A missão da Universidade Singularity é educar, inspirar e capacitar líderes para aplicar tecnologias exponenciais para enfrentar os grandes desafios da humanidade. Uma das empresas sediadas na Singularity é a Hypercubes, fundada pelos empreendedores Brian Lim e Fábio Teixeira. A empresa possui como meta divulgar a composição química de todos elementos presentes na terra, oceano e atmosfera, utilizando imagens hiperespectrais a bordo de nanosatélites, provendo informações que podem ser usadas em uma imensidão de indústrias com dezenas de milhares de aplicações. “Queremos mostrar dados nunca antes vistos à uma taxa nunca antes feita.” – defende o CTO Fábio Teixeira.

Workshop Curtis Carlson, BootUp Ventures e NVIDIA

Nos dois últimos dias de programação da Innovation Learning Trip 17, tivemos a oportunidade de workshops exclusivos e visitas guiadas a ecossistemas de inovação renomados.

Na aceleradora e coworking BootUp Ventures, em Menlo Park, visitamos o espaço e participamos de um workshop hands-on com o mestre Curtis Carlson, cientista brilhante e autor renomado. Visitamos também a nova sede da NVIDIA em Santa Clara, empresa líder no mercado de tecnologia para games em PCs e que tem realizado grandes apostas dentro do ramo de inteligência artificial, sendo premiada com o título de “a mais inovadora do mundo” pela revista do MIT. Foram muitos aprendizados nesse dia cheio de experiências ricas!

Stanford University, dSchool e Workshop sobre Mindset e Design Thinking

No sexto e último dia fizemos visitas à Stanford University e @d.school com a querida Mariângela Smania e Pedro Cintra, casal brasileiro que vive nos Estados Unidos, parceiros da Clear Inovação que nos ajudam a organizar a Innovation Learning Trip desde a sua primeira edição, lá em 2013, e com quem tivemos workshop logo após as visitas.

Sobre a visita à universidade, Stanford já é reconhecida mundialmente, mas vale ressaltar sua grandiosidade: visitamos grande parte do seu campus e conhecemos sua história. A @d.school é um hub para inovadores dentro da universidade. Considerada “O Berço do Design Thinking”, juntamente com a IDEO, na escola os alunos utilizam o Design Centrado no Ser Humano para desenvolver soluções inovadoras para os mais complexos desafios e problemas. Como encerramento da ILT 17, tivemos a oportunidade de conhecer de forma prática os princípios do Design Thinking e a importância da mexida do Mindset de Crescimento para inovar.

Através de todas essas experiências, vivências e inspirações, a Innovation Learning Trip 2017 oportunizou aos participantes uma verdadeira reviravolta no modelo mental, requisito fundamental para inovar constantemente, com network qualificado e experiências em grupo de participantes de diversas área de negócio by invitation only.

Recém voltamos de viagem mas já estamos planejando a ILT 2018. Quer saber mais? Preencha esta página de contato e retornaremos o quanto antes 🙂

innovation-learning-trip-2018

0 Comentários
Faça um comentário

Deixe uma resposta