Desenvolvimento do cliente

Segundo Steve Blank, criador da metodologia Customer Development, o Desenvolvimento do Cliente funciona da seguinte forma: “a empresa vai ao mercado pedir a potenciais usuários, compradores e parceiros sua opinião sobre todo e qualquer elemento do Modelo de Negócios, incluindo características do produto, preço, canais de distribuição e estratégias econômicas de aquisição dos clientes. Com base nesses subsídios colhidos, deve se rever as hipóteses e iniciar novamente o ciclo, até que seja criado um produto com aderência no mercado. Durante todo esse processo é tido o zelo pela agilidade e velocidade.”

Esta nova maneira de desenvolvimento tem como base as opiniões e desejos dos clientes. E vem substituindo o tradicional e estático plano de negócios. A metodologia não tem só ajudado Startups a não desperdiçar horas de trabalho sobre produtos não válidos, grandes companhias também tem a usado e assim já pouparam cifras milionárias, com esforços em vão em seus departamentos de P&D.

A metodologia deu início ao movimento Lean Startup (Startup Enxuta), que promete tornar o processo de abertura de uma empresa muito menos arriscado. Ela preconiza experimentação em vez do planejamento minucioso, opinião do cliente em vez da intuição, o projeto iterativo em vez da tradicional concepção de um produto acabado já de início. Mesmo com poucos anos de vida seus conceitos como “produto mínimo viável” e “pivotar” vem se disseminando com velocidade pelo mundo empreendedor.

Com tudo que criou e incentivou, Steve Blank revolucionou o mundo dos negócios de maneira ímpar e merece todo o nosso respeito e estudo. Atualmente a sua metodologia está sendo ensinada em algumas das maiores e melhores escolas de negócios do mundo Harvard, Stanford, Berkeley e Columbia. Inclusive essas escolas mudaram as tradicionais competições de planos de negócios em seus MBAs para competições de modelos de negócios.

Nós da Clear participamos de um curso inédito na UC Berkeley com Steve Blanck e mais 2 gurus da Inovação: Alex Osterwalder e Henry Chesbrough, Eles que revolucionaram a maneira de como os negócios são realizados, tanto na parte de educação para essa nova forma, quanto nos próprios negócios que participam e nós estamos capacitados para ajudá-lo a revolucionar o seu.





captcha