Data Driven Business

Na Clear Inovação estamos convencidos de que a empresa que deseja inovar e, principalmente, sobreviver nos próximos 5 a 10 anos, precisa iniciar a sua jornada no mundo fascinante de dados para negócios, do Data Driven Business.

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC em 2014, apenas 0,5% dos dados são analisados atualmente. Além disso, 90% dos dados que existem atualmente foram criados nos últimos dois anos.

De acordo com a Forbes Magazine, algumas megatendências são relevantes para os Data Driven Business, são eles:

  •    Até 2020, a análise preditiva e prescritiva atrairá 40% do novo investimento líquido das empresas em business intelligence e analytics.
  •    A receita mundial da Big Data e software de análise de negócios crescerá de quase US $ 122 bilhões em 2015 para mais de US $ 187 bilhões em 2019, um aumento de mais de 50% no período de previsão de cinco anos.

Logo, percebe-se que tornar as empresas mais centradas no cliente, melhorar o desempenho operacional e concentrar-se em iniciativas que busquem conquistar novos mercados e criar modelos de negócios disruptivos, são os três fatores dominantes que impulsionam a Análise de Dados, o Big Data e os investimentos em Business Intelligence atualmente.

Identificar os insights escondidos em dados não estruturados está proporcionando às empresas o potencial para competir e melhorar em áreas que tinham visibilidade limitada antes. Exemplos dessas áreas incluem a complexidade das relações B2B de venda e serviços, serviços de saúde e manutenção, reparo e revisão de máquinas complexas.






 

Ao se falar de Data Driven Business, é impossível não citar o conceito de Empresas Plataforma. As Empresas Plataformas são conhecidas como aquelas que começaram do zero e,  em poucos anos, valem milhões, como Uber, AirbnB, Youtube, Facebook e outras. O mais relevante que tem se falado, é a forma como essas organizações são disruptivas em seus modelos de negócio.

Estas não possuem ou controlam a sua oferta da forma como uma empresa linear faz, pois uma empresa plataforma tem pelo menos dois grupos de clientes distintos: seus consumidores e produtores. Uma vez estabelecida uma forte rede em torno de seu core business, a empresa plataforma utiliza a rede de forma inteligente para criar novos grupos de clientes e novos mercados. O sucesso dessas empresas vem de uma cultura forte de Data Driven.

Ou seja, o ponto que devemos evidenciar é que se a sua empresa não investir em se tornar uma empresa Data Driven, é bem provável que seus esforços não a levem a escalar e que startups ganhem gradativamente o seu mercado .
Teoricamente, empresas estabelecidas possuem mais condições de sucesso nesse tipo de inovação, mas na prática esbarram na dificuldade de mudanças de modelo mental de seus sócios e executivos.  Os anticorpos para a inovação disruptiva se fazem presentes ciclicamente, impedindo os avanços das iniciativas em grande parte dos casos.

“Dinosaurs can beat Unicorns” –  March  49

Com o objetivo de criar um mindset Data Driven a seus clientes, a Clear Inovação oferece soluções para que empresas estabelecidas adotem ferramentas para iniciar um processo de diferenciação frente a seus competidores. Para que, com este conhecimento e vivências práticas, consigam fazer frente a startups, ou se juntar a elas, que venham a desafiar o seu negócio.

Trabalhamos em conjunto com nossos clientes, e também parceiros, como é o caso da Neoway  Business Solutions, que possui o foco em transformar seus clientes em empresa Data Driven. Com o objetivo de aumento da produtividade da sua empresa, a Neoway defende que você pode vender mais com menor custo, de forma preditiva e assertiva,  além de se prevenir contra perdas e fraudes, recuperando ativos de forma mais ágil. Para conhecer mais sobre as soluções da Neoway, acesse aqui.

Quer saber mais como sua empresa pode inovar e alavancar resultados através do Data Driven Business? Fale conosco e vamos juntos encontrar as soluções de inovação personalizadas para vocês.