Blog

Cianet: Evento e Laboratório de Inovação do Movimento ISP Next

11 de agosto de 2017 - Inovação -

“Você preferiria ficar sem internet, ou sem energia elétrica?” Pergunta difícil, não? Há quem diga que a internet já é considerada a “nova energia elétrica”, uma necessidade básica do ser humano – e isso pressiona inovação para empresas de provedores de internet, as ISPs (Internet Service Providers).

Inovação para Provedores de Internet

Quando se trata de inovação, nomes como Netflix (na indústria cinematográfica), Uber (mudando a forma como as pessoas se locomovem), Spotify (revolucionando o acesso à música), as diversas fintechs (disputando com os mais estabelecidos bancos e corretoras), entre outras empresas que romperam padrões estabelecidos e protagonizam a revolução digital em que estamos vivendo, só são possíveis por conta da universalização do próprio acesso à internet, seja pelas grandes operadoras de banda larga fixa e móvel, seja pelos provedores regionais.

Esses últimos, os provedores regionais, no Brasil, são os verdadeiros responsáveis por conectar a grande parte da população que mora nos mais distantes cantos do país.

Tudo bem que a previsão é que crise econômica no Brasil ainda se instale por mais alguns meses, mas a inevitável retomada trás junto demanda por novos serviços e mais conectividade. Para promover a democratização do acesso à internet e acompanhar a transformação digital, ainda há muito espaço para melhoria de desempenho nas operadoras de telecomunicações.

Movimento ISP Next

Nesse cenário, como as mudanças no mercado global e a expansão digital estão mudando todo o cenário econômico dos provedores regionais brasileiros? Quais as atitudes e inovações necessárias para enfrentar um cenário complexo? Estas mudanças não passam somente pela atualização tecnológica das atuais infraestruturas instaladas, sobretudo ampliando a capacidade de conectividade e de banda, para justamente se adaptar aos novos perfis de consumidores.

Essas questões têm sido levantadas fortemente pela nossa cliente Cianet, empresa de inovação e tecnologia para ISPs e integradores. Entendendo que seu desafio diário é aumentar o desempenho dos provedores de internet e Integradores, a Cianet se reinventa constantemente e passa a despertar o mesmo nos outros integrantes da sua cadeia de valor, tudo de forma Design Driven: as pessoas não compram só produtos ou serviços, e sim “significado”, e a experiência é atrelada intimamente à satisfação do usuário.

O primeiro passo tomado pela Cianet já veio através da nova abordagem de entrega de valor a partir da servitização das suas soluções – a grosso modo, com a venda de produtos e serviços integrados que entregam valor no uso.

E, para envolver o segmento por completo, a Cianet tem dado passos ainda maiores, dando início ao ISP Next, um movimento para transformar a realidade dos provedores regionais de internet. O movimento começou com o ISP Next Summit, um encontro para conexão e cocriação de inovação nos negócios dos participantes.

“Queremos compartilhar com o mercado nacional de provedores uma visão de futuro e de novas tecnologias que estão alinhadas com as novas tendências. Em função desse cenário mutável, de novidades surgindo a todo momento e que desafiam tudo aquilo que conhecemos sobre telecomunicações, o ISP Next Summit tem como objetivo ser um fórum para pensarmos em conjunto sobre o futuro do setor no Brasil”, explica Silvia Folster, CEO da Cianet.

Outra vertente deste movimento que visa “enxergar à frente, estando ao lado” foi marcada pelo lançamento de um novo programa dentro da Cianet, o ISP Next Lab – o mais novo laboratório de inovação da Cianet – idealizado junto conosco aqui na Clear Inovação em um trabalho de Mentoring que iniciou em janeiro deste ano.

Além de tudo, o Lab propõe a visão de futuro focado em soluções aderentes à nova realidade. Premissas básicas para tudo isso vem através do estímulo ao pensamento analítico, tanto para soluções criadas a partir de indicadores e resultados obtidos, como para experimentação e testes, com uma forma de “Mentalidade Beta” e consciência de que o mercado demanda atualizações constantes.

O Lab já teve uma sessão durante o ISP Next Summit para os participantes desenvolverem, junto com o time da Cianet e conosco, uma solução baseada nas principais necessidades dos ISPs, definida de forma conjunta no momento da oficina. O objetivo foi de extrair ideias para a evolução da solução e novas funcionalidades, fomentando reflexões e questionamentos sobre a realidade e desafios deste mercado, tudo pautado em metodologias como Design Thinking e Customer Development.

isp next summit

ISP Next Summit: Hot topics

O ISP Next Summit foi um encontro com clientes de todo o país, nos dias 09 e 10 de agosto, para discutir como a expansão digital está transformando os negócios no mercado de provedores. Além de debates e painéis sobre inovação e transformação industrial, o ISP Next Summit apresentou também oficinas práticas sobre liderança e protagonismo, desenvolvimento de novos produtos e estratégias para os provedores usarem soluções de Big Data e Marketing Digital.

O primeiro tema abordado no ISP Next Summit foi a Experiência do cliente como centro de tudo”, abordando estratégias customer centric e de que forma podemos aumentar nossa renda e remodelar nossos serviços para alcançar mais clientes.

Em seguida, o tópico foi “Inovação em fonte de renda”, com os recursos disponíveis e acessíveis no mercado para potencializar o crescimento dos provedores. Paralelo, “ISPs no Mundo! Tendências regulatórias e demanda reprimida”, com análise e especulações sobre o mercado internacional para auxiliar no planejamento estratégico do ISP brasileiro.

Um tema grande também foi de que forma IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), dados e segurança podem mudar o mundo como conhecemos e o que precisa estar no nosso radar sobre esses assuntos, na programação “Navegando em cenários complexos!”

Outro tema importante, Marketing Digital para provedores”, foi trazido com maneiras de usar o poder da internet para realizar ações de Marketing Digital e atrair novos clientes, aumentando a presença de marca e a receita dos provedores.

Por fim, algo que temos ressaltado diariamente aos nossos clientes, uma injeção de Data Driven Business: “Estratégia de dados para provedores de internet”. Aqui, a forma como os dados podem contribuir com negócios mais relevantes, estratégicos e rentáveis deu destaque para conceitos, métodos e ferramentas para a construção de uma estratégia do uso de dados para ISPs se tornarem Data Driven, com o apoio da nossa parceira Data Science Brigade.

0 Comentários
Faça um comentário

Deixe uma resposta